AC: prefeitura anuncia concurso para escolher nomes de oncinhas


A prefeitura de Rio Branco vai realizar concurso para escolher os nomes de duas oncinhas (machos, diga-se) que nasceram há um mês em cativeiro no parque Chico Mendes. Os critérios ainda não foram definidos, mas a votação deverá acontecer pela internet. Os filhotes fizeram exames de rotina nesta quarta-feira.
Rebeca, a mãe, deu à luz a dois machos saudáveis, o que é considerado um “grande feito”, levando em conta que a onça é criada em cativeiro.
– O fato dessa ser a terceira cria da onça Rebeca, significa que ela é muito bem cuidada aqui no parque e recebe todo o tratamento necessário – disse a bióloga Joseline Guimarães, gerente do parque.
Das crias que já nasceram no parque, uma está no próprio cativeiro e outra foi para o zoológico de Sorocaba (SP). Outras duas crias nasceram doentes e não resistiram.
– Mas esses dois machos, que estão completando um mês de vida hoje, são completamente saudáveis – garante a bióloga.
Rebeca foi capturada na mata e foi criada por um pelotão ambiental em Candeias do Jamari (RO) antes de vir para o parque Chico Mendes. Capturada ainda pequena e criada na mamadeira, é acostumada com o convívio humano.
Rebeca é uma onça pintada, cujo período de gestação é de 90 dias. Por regra, em cada gestação uma onça costuma ter entre um e quatro filhotes. As onças vivem em toda a América do Sul até o México. Em cativeiro, o animal costuma viver em média vinte e dois anos.
– O nascimento desses filhotes deixa a gente muito feliz porque é um animal ameaçado de extinção e a gente está conseguindo ter sucesso na reprodução. E quando a gente está falando de terceira cria, estamos falando de seis filhotes e isso é um nível muito alto de reprodução. Estamos conseguindo ótimos resultados, o ambiente para reprodução está agradável e com alimentação de ótima qualidade – afirma a gerente do parque.
Por: Altino Machado
Fonte: Terra Magazine/ Blog da Amazônia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *