Ananindeua ganha o Museu Parque Seringal

Ananindeua ganhou nesta quarta-feira (4) o Museu Parque Seringal, o segundo parque ambiental do município. A área era local de descarte de lixo e apresentava insegurança aos moradores da Cidade Nova VIII. Construído com recursos da Prefeitura de Ananindeua e de parcerias via Fundo Municipal do Meio Ambiente, o Museu Parque Seringal promove a temática ambiental e também conta a história do Ciclo da Borracha na Amazônia. É um espaço inovador que une proteção do meio ambiente e resgate da história da região. Para os moradores da área, o local se transforma em referência de lazer e cultura. “Antes aqui era um espaço vazio, uma espécie de bosque. Não tinha segurança e agora temos essa opção, além de saneamento na rua. Vou trazer minha família para aproveitar”, disse Leodário Souza, morador da Cidade Nova há 30 anos.

São mais de 12 mil m² de reserva com centenas de seringueiras que datam do período da borracha. “A área do meio ambiente em Ananindeua sofreu um avanço imenso. Além das diversas ações de educação e de fiscalização, em menos de dois anos conseguimos entregar para a população dois parques ambientais com ótima qualidade”, destacou o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho.

O município tem ainda o Parque Ambiental “Antônio Danúbio”, que é a primeira Unidade de Conservação Municipal do Pará reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente, além de ter conseguido a inscrição como membro na Rede Brasileira de Jardins Botânicos. “Atualmente, temos 58% de áreas verdes na nossa cidade e é preciso fortalecer cada vez mais a política ambiental para garantir que, no futuro, todos possam continuar desfrutando das belezas naturais que nós temos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Rui Begot. O Parque Seringal tem como grande atração a Casa do Seringueiro, um museu sobre a vida dos trabalhadores e a extração do látex.

Fonte: Diário do Pará

0 comentário em “Ananindeua ganha o Museu Parque Seringal”

  1. willa dos prazeres

    Parabens por essa iniciativa e pelo reconhecimento de tal espaço.
    Fora esses dois espaços de proteção ambiental quais os outros existentes na área metropolitana de ananindeua?

    Aguardo retorno.

  2. enquanto isso as crianças do PAAR estão sem pediatra no pasto de saúde.e aí pode levar criança doente pra ver a natureza do seringal? que lindo né????!!!!

  3. Na gestão do Helder tinha um posto e um parque ambiental e agora nem posto e nem parque tudo jogado as baratas e se os médicos não apareciam no seu plantão não é culpa do prefeito e sim da falta de responsabilidade do médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *