Dia Internacional de Ação Contra as Barragens e pelos Rios, o Água, e a Vida

No 14 de março 2012, faça sua parte para a décimo quinto Dia Internacional de Ação Contra as Barragens e pelos Rios, o Água, e a Vida.  Seja criativo: expresse seu amor para os rios a través da música, da dança; expresse-se contra as violações de diretos humanos a través da pintura, da fotografia; ou promover um novo modelo de manejo da energia e água a través da poesia, e as palavras.  Seja parte desse movimento em expansão.

Em Marseille, Francia, os defensores dos rios, ativistas pelo água, e atingidos pelas barragens de diversos países do mundo vão tomar ação no 6to Fórum Mundial do Água / Fórum Alternativo do Água, que acontecerão durante a semana do 12-17 de março.  O dia 14, vamos dizer Não á Maquiagem Verde das Barragens!  Sim aos Nossos Rios, e aos Nossos Diretos!  Vamos protestar a Associação Internacional das Barragens (IHA em inglês), aos governos, e aos financiadores que promovem o Protocolo de Avaliação da Sustentabilidade das Barragens, (HSAP em inglês), um acordo voluntário feito para a industria se pintar de verde, mesmo sem cumprir com normas internacionais de diretos humanos e ambientais, ou princípios como as recomendações da Comissão Mundial sobre as Represas.  É um tema que revela o papel da industria dentro da discussão sobre o chamado “Economia Verde,” um dos principais temas do processo do Rio+20.

Para o Dia de Ação, já há diversos eventos planejados em muitos países do mundo.  Vai fazer sua parte no Brasil?  Sabemos, por exemplo, que o governo brasileiro é um dos principais promotores do “HSAP”, a través da participação da Itaipú Binacional, companhia que serve como sede da International Hydropower Association para América Latina.  O que é mais, a gigante Odebrecht já fez o compromisso de ser “Sustainability Partner” da International Hydropower Association, o que permite á companhia se vender como “verde,” mesmo que a Odebrecht tenha cometido graves violações de diretos humanos na construção de represas no Brasil e no mundo.

Acredita que pode organizar uma ação sobre o tema para o Dia de Ação no Brasil?  O International Rivers pode ajudar com matéria, e outros tipos de apoio.  Lembre que temos informação sobre o “HSAP” no nossa página web, inclusive uma folha informativa.  E, para esquentar motores, temos um vídeo expondo as mentiras feitas pela Eletrobras aos investidores internacionais sobre o caso Belo Monte, durante a celebração o lançamento do “HSAP” no Foz de Iguaçú, em junho, 2011.

0 comentário em “Dia Internacional de Ação Contra as Barragens e pelos Rios, o Água, e a Vida”

  1. A Ong – Amigos do Araguaia realizará no próximo dia 21 de março de 2.012 o 12º PASSEIO ECOLÓGICO AMIGOS DO ARAGUAIA. Cerca de 50 (cinquenta) embarcações sairão da cidade de Pau D’arco no estado do Tocantins e percorrerá as comuidades ribeirinhas nas margens direita (Tocantins) e esquerda (Pará) até o municipio de Araguatins-TO. Durante todo o percurso serão ministradas palestras, oficinas e coleta de lixo no rio e seus afluentes.
    EDUARDO PARAÍBA – Assessor de Comunicação
    ONG – AMIGOS DO ARAGUAIA

    1. Sou de São Geraldo e um amante do nosso lindo rio araguaia, pois nasci as suas margens na cidade de xambioá e por muitos anos meu pai Gervasio Monteiro (ferrerinha) tirou o sustento da sua familia navegando neste rio. Eu sou Bioquimico e meu lazer é pesca esportiva, e esse ano gostaria de me juntar a essa equipe de pessoas que buscam melhorar as condições do nosso querido rio araguaia. Um abraço a todos e nos vemos em breve.

      Att, James Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *