Instituições elaboram diagnóstico sobre monitoramento das águas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), órgão gestor estadual de meio ambiente e de recursos hídricos de Rondônia, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) está elaborando um diagnóstico sobre o monitoramento da qualidade das águas em Rondônia, cuja finalidade visa à participação do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA/ANA).

Para tratar do assunto, nesta terça-feira (28) haverá reunião com técnicos das entidades estaduais responsáveis pela gestão ou monitoramento da qualidade da água (Sedam, Caerd, CPRM, Unir, Sipam, Agevisa, Funasa, Emater) e a equipe técnica da ANA. O objetivo é elaborar uma proposta inicial de arranjo dos pontos de monitoramento da qualidade das águas em Rondônia. O local será no Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho, a partir das 9 horas.

“Este diagnóstico envolve diversos estudos prévios para a identificação de estações representativas que amostrarão as águas e o estabelecimento da logística de operação”, explicou o meteorologista Marcelo Gama, coordenador de geociências da Sedam.

Segundo ele, na reunião será apresentado o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas e do Projeto da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas – RNQA, bem como a situação de Rondônia em relação ao monitoramento da qualidade das águas e a proposta de ampliação da RNQA em Rondônia.

Fonte: Rondonotícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *