Livro infantil conta história do sauim-de-coleira, macaco ameaçado da Amazônia

A mistura de arte e ciência resultou no livro “O sauim isso e aquilo”, que busca dar visibilidade e sensibilizar as pessoas para necessidade de conservar o macaco, que ocorre apenas no Amazonas

O sauim-de-coleira, pequeno primata amazônico criticamente ameaçado de extinção, é o protagonista do livro infantil “O sauim isso e aquilo”, lançado em dezembro. A obra é de autoria dos biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista, fundadores do Instituto Sauim-de-Coleira, junto com o jornalista Marcus Pimenta e ilustrações de Cris Eich. O primata ocorre apenas numa pequena região do Amazonas, que inclui a capital, Manaus, onde está pressionado pelo desmatamento e avanço urbano. A história do livro trata justamente da necessidade de conservação do sauim e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre o tema, além de capacitar educadores para levar o sauim para sala de aula.

As aventuras do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) são contadas em verso e prosa, numa mistura que alia ciência e arte para promover a divulgação científica. Para ampliar ainda mais o alcance da obra, os autores criaram uma plataforma multimídia para garantir o acesso gratuito ao livro, que pode ser acessada neste link. Além da versão digital do livro, a plataforma traz um videobook, um book trailer e informações adicionais sobre a obra.

Por: Duda Menegassi
Fonte: Salada Verde/ ((o))eco