Organização abre vakinha online para ajudar brigadistas voluntários a adquirirem equipamentos de combate ao fogo

São Félix do Xingu, onde está a brigada voluntária, foi o município com mais focos de calor no mês de setembro 

Para tentar conter o avanço dos incêndios florestais, a cidade de São Félix do Xingu, no Pará, conta com o apoio de uma brigada voluntária. Pessoas comuns que ficam à disposição em qualquer dia e horário para atender os chamados contra o fogo. No entanto, apesar da disposição ainda faltam equipamentos adequados. 

Por isso, a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira abriu uma vakinha online para a compra de quatro sopradores de alta capacidade, imprescindíveis para os trabalhos em chão. Também conhecido como “soprador de folhas”, esses equipamentos tem a capacidade de hiperventilação e auxilia na dissipação do calor, ideal para áreas de mata fechada.. Além de extinguir o fogo, o equipamento torna o combate mais eficiente e menos desgastante.

Os voluntários já passaram por formações no final de julho e início de agosto deste ano, realizada pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), com apoio do frigorífico Frigol e da Secretaria do Meio Ambiente e Mineração de São Félix do Xingu/PA.

As ações fazem parte dos esforços para reduzir os índices de queimadas do município. Durante os trinta dias do mês de setembro, foram registrados 641 focos de incêndios. O número, no entanto, representa uma queda de quase 70% se comparado ao mesmo mês do ano de 2020, de acordo com os dados registrados do BDQueimadas do INPE. 

Para Luciane Simões, coordenadora do “Projeto Fogo – Ações para Diminuição das Queimadas” da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, os números apontam o empenho para tentar reverter esse cenário: “Não podemos colocar holofotes negativos em São Félix porque ele atingiu o primeiro lugar no ranking neste período. Devemos pôr uma lupa e entender que o número registrado não corresponde a um aumento, mas sim a um desempenho de ações que de fato resultou na queda de focos em comparação ao mesmo período do ano passado e ao mês anterior”, ressalta Luciane.

Projeto para reduzir queimadas

O “Projeto Fogo – Ações para Diminuição das Queimadas”, promovido pela Amigos da Terra – Amazônia Brasileira em parceria com o frigorífico Frigol e a Secretaria do Meio Ambiente e Mineração de São Félix do Xingu/PA, tem como objetivo reduzir o desmatamento e as queimadas da região, por meio da conscientização da população e da mudança de hábitos em relação ao uso do fogo. Saiba mais em www.amigosdaterra.org.br

Ajude a combater as queimadas!

 http://vaka.me/2406273

Por: Nicole Matos
Edição: Aldrey Riechel
Fonte: Amazônia.org