Simanovic assume presidência do ICMBio

Marcos Castro Simanovic é o quarto presidente (e terceiro coronel seguido) a assumir a presidência do ICMBio desde que teve início o governo Bolsonaro

Nesta quarta-feira (10), foi nomeado o novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o quarto apenas no governo Bolsonaro e o terceiro coronel seguido. Marcos Castro Simanovic é coronel da Polícia Militar de São Paulo e está no órgão ambiental desde abril de 2019, quando foi nomeado pelo ex-ministro, Ricardo Salles, para diretoria de Criação e Manejo de Unidade de Conservação (Diman), cargo que ocupava até então.

Diferente dos outros coronéis, Simanovic traz no currículo diversas experiências na área ambiental. Já atuou no policiamento ambiental entre 1991 e 2017, quando entrou para reserva da PM, e integrou a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo para o planejamento e implantação do Sistema Integrado de Monitoramento das Unidades de Conservação.

Simanovic substitui Fernando Lorencini, exonerado no final de outubro por um suposto desentendimento com o atual ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Diário Oficial da União dia 10/11/2021. Reprodução

O ICMBio é o órgão responsável por cuidar de mais de 330 unidades de conservação federais, que juntas cobrem cerca de 9% do território continental brasileiro e 25% do marinho.

Por: Duda Menegassi
Fonte: O Eco