Virgílio comanda mutirão de limpeza em Manaus e reduz número de servidores e secretarias

Comitê elabora plano de 100 dias para nortear ações prioritárias da nova administração da cidade
Manaus Um mutirão de limpeza foi a primeira ordem de serviço do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), logo após assumir o cargo. Em um palco montado no estacionamento da prefeitura, o novo prefeito trocou o paletó pelo uniforme de gari e anunciou para mais de 500 funcionários da limpeza pública o início do mutirão.
Os serviços de limpeza devem se estender pelos próximos 15 dias. As primeiras ações do prefeito fazem parte do plano emergencial elaborado pelo Comitê Integrado para “arrumar” a cidade nas duas primeiras semanas do mandato.
O comitê é formado por cinco secretarias que vão atuar em conjunto em pontos definidos pela nova administração. Operações tapa buracos, consertos de meios-fios e calçadas, podas de árvores, reparos do sistema de iluminação pública e a limpeza da cidade são as principais ações.
Em prazo maior, o Comitê Integrado trabalha para elaborar o Plano de Cem Dias, que vai nortear as ações prioritárias da atual administração. A primeira reunião do grupo está marcada para hoje, às 7h30m, no Palácio Rio Branco, antiga sede da Assembleia Legislativa, que foi restaurada e servirá de gabinete para o prefeito.
– Vamos levar essas ações emergenciais para toda a cidade com o Plano de Cem Dias, que devemos detalhar à população até o dia 10. Toda Manaus será atendida – disse Arthur Virgílio.
Um dos primeiros anúncios de Virgílio foi a redução dos gastos da prefeitura. Os servidores comissionados passarão de 2.160 para 1,5 mil, e as secretarias e órgãos de administração indireta passaram de 33 para 25. A economia estimada com a redução de cargos e de custeio é de R$ 200 milhões.
– Custeio se mistura quase sempre com desperdício. Quanto mais enxuta a máquina, melhor. O que a cidade precisa é de investimentos – frisou.
Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *